Bangu Campeã... Eternamente Bangu

Amigos,

peço a permissão de vocês para abrir um espaço ENORME ao meu time do coração. Como diria o Mário Silva da Rádio Nacional(1130 Am), "ninguém é filho de chocadeira". Pois bem. Eu tenho mãe e time para torcer. Este se chama Bangu Atlético Clube.

*Fonte: Fut Rio
Há 27 anos vim habitar neste planeta e nascer neste maravilhoso país chamado Brasil e morar na cidade do Rio de Janeiro.

Ninguém da minha família é banguense e em 1995 me tornei Bangu. Não há justificativas ao destino por torcer por um clube, que ficou por muitos anos fora do cenário futebolistico e que NUNCA soube se manter sem alguém o ajudando(casos como a Família Silveirinha- que fez o Estádio Proletário Guilherme da Silveira- inaugurado em 17 de novembro de 1947 e a família de Castor de Andrade: o Pai, Sr. Eusébio e mais tarde, Castor) e por estar distante do lugar aonde moro: Eu, na Zona Sul e o Bangu, na Zona Oeste. Sem contar de que eu, como pessoa, "virava à casaca" toda hora. Não tinha uma identificação com os clubes "grandes" do Rio de Janeiro. Só torcida porque fulano(a) torcia para "x" clube.

Foi por conta de um pai de um amigo meu, vascaíno, que me contara o vice campeonato brasileiro de 1985 -que ele mesmo fora torcer no Maracanã para o time de Moça Bonita ganhar o título brasileiro- a adolescente de quase 13 anos já despertara torcer por um clube menos tradicional. Em meados de novembro de 1995, ouvindo o André Luiz, plantonista da Rádio Globo, falando os resultados da Série B do Brasileiro, o Bangu tinha ganho por quatro gols num outro clube. Não tive dúvidas. Voei para o quarto de minha avó tricolor e sentenciei: VOU SER BANGUENSE. A minha avó que sabia da minha "modalidade" em "virar à casaca" falou: "Ihhhhh, virou à casaca". Eu tentei trocar de time após 1995, mas não consegui, pois o "querer" banguense, entra junto da identidade "Mulatinha Rosada".

2004. Ano do Centenário banguense. Ano de festas e comemorações. Tsc tsc tsc.... Pobre coração banguense... BANGU REBAIXADO PARA A SEGUNDA DIVISÃO DO ESTADUAL!!!! Quase que morri. Chorei muito. Estava ouvindo a Rádio Nacional(1130 Am) quando Wellington Campos(locutor da emissora na época) noticiou o rebaixamento banguense. Foi o fim para mim.

Chega 2005. Campeonato Estadual da Primeira Divisão. Eu ouvindo a Rádio Nacional, com José Cabral locutando, e eu "cá com os meus botões": "Droga, que campeonato sem graça. Queria ver o Bangu na Elite. Fluminense e Volta Redonda fazendo a final do Estadual. Que droga. No lugar do Volta Redonda, queria o"MEU" Bangu. "Aguenta coração banguense". Bangu quase sobe em 2005 para a Elite do Futebol carioca. "Bateu na trave". Foi o vice-campeão carioca da Segunda Divisão. Na época, só subia um clube para a Elite.

Passam 2006, 2007 e 2008. Pergunta clássica: "Qual é o seu time?" Resposta: "SOU BANGU E COM MUITO ORGULHO", contudo, lendo e acompanhando as campanhas do clube em 2006 e 2007(horrorosa), estava me "acostumando" em ver o MEU BANGU sub-traído e corroído por sua bela história pretérita e um presente nulo e parco de notícias. Quem iria noticiar sobre um Bangu atual, que a meu ver, é um "Gigante Adormecido" pela própria história e más administrações após Castor de Andrade?!

2008. Lendo o Site muito bem feito pelos competentes banguenses Paulo Roberto e Carlos Molinari Bangu Net, vejo que as coisas começaram a caminhar bem para o clube de Moça Bonita. O Bangu foi o CAMPEÃO ESTADUAL de Juniores deste ano, antes do começo da estréia da Seguda Divisão principal do Rio de Janeiro. Começa o Estadual de profissionais com uma certa cautela, embora a torcedora Isabela,(já) estivesse querendo ver o seu clube de volta à Elite do Futebol Carioca o mais depressa possível. Acompanhei jogo a jogo. Batendo no meu próprio "notebook", vibrei com cada vitória e derrota na atual temporada e acompanhei o progresso banguense.

No dia 15 de novembro de 2008, faltando 2 dias para que o Estádio Proletário Guilherme da Silveira completasse mais um aniversário, o clube de origem inglesa, BANGU ATHLETIC CLUB, fundado em 17 de abril de 1904, sagrou-se CAMPEÃO CARIOCA DA SEGUNDA DIVISÃO DE PROFISSIONAIS no CAMPO e na BOLA com lisura e DIGNIDADE(coisa rara hoje em dia).

Parabéns aos jogadores(que não sei os seus nomes), mas quero agradecer ao técnico Carlos Roy, por ter trazido e entender que um clube como o BANGU, não pode ficar esquecido. Como já lhes falei: O MEU BANGU é um "Gigante Adormecido".

Espero que o Sr. Presidente Varela, o mesmo que trouxe Renato Gaúcho para "reforçar" o Bangu, trocando em miúdos: fazer marketing ao ano de 1999. Quem não sabe, o Bangu fora campeão em 1933 e 1966. faltou o de 1999. Voltando ao presidente. Desejo que o presidente monte uma equipe capaz de DISPUTAR TÍTULOS e não ser um "mero" participante para descer ou se manter na Elite. Só assim, o CLUBE terá renda, público e holofote. As pessoas de Bangu e arredores, precisa de um clube como o Bangu para promovendo educação e esportes para as novas gerações banguenses...

Por gentileza, Presidente, como uma humilde torcedora lhe peço: não contrate ninguém do time atual do Vasco da Gama, Ipatinga, Figueirense ou Íbis. Seja inteligente. Pegue os jogadores da base e mantenha o excelente e competente técnico Roy. Só assim cresceremos novamente neste quase novo decênio de século XXI.

Rememorando a época de glorias banguenses, peguei um áudio do site não oficial do Bangu feito por Marcelo Coutinho, da derrota do campeonato carioca de 1985 sobre o Fluminense. O Gol foi de Lulinha e a narração é do QUERIDO José Carlos Araújo pela Rádio Globo(1220 AM).


Espero que o ano de 2009 seja profício e que possamos, cada banguense de coração, fazer com que este "Gigante Adormecido" de quase 105 anos de contribuição para futebol nacional, renasça e ecoe nos corações, mentes, visões e mentes novamente os foguetes no ar e alegria à torcida (sofrida banguense) e ao Rio de Janeiro, que MERECE ter no seu "casting" o Bangu Atlético Clube.

Só por hoje sou BANGU CAMPEÃ... ETERNAMENTE BANGU.

Saudações alvi-rubras,
Isabela Guedes.
blogdoradiocarioca@yahoo.com.br

Comentários

Gabriel disse…
Parabéns para o Bangu. Seja bem vindo nesse retorno à Primeira divisão estadual.

http://cheirodegol.blogspot.com

(Como vc faz para botar esse áudio direto no post?)
Anônimo disse…
Parabéns pela repaginada no site.

Postagens mais visitadas deste blog

Entrevista com o locutor Sérgio Moraes- "Dos Pampas aos Seringais"

83 anos de Vida- Orlando Batista