Carnaval + Emissora de rádio= Samba Enredo

No compasso do samba, o Blog do Rádio Carioca, volta ao passado, no ano de 1977 e redescobre na memória da escriba que vos escreve, a letra de um samba-enredo, em que ela ouviu quando estava no ônibus há mais ou menos 3 anos, ao passar o dia(canal)l pelo walk-man, ouvindo em uma emissora que toca samba e que é BASTANTE CONHECIDA do público de um modo geral, ao voltar a sua própria história. O programa que ela ouviu foi o Dorina.Samba apresentado pela cantora e sambista Dorina na emissora da Praça Mauá número 7. Tenho que confessar, que na época, fiquei tocada pois a letra e o samba-enredo relataram o tema que mais amo nela: A TRANSMISSÃO ESPORTIVA.

No carnaval de 1977, a Unidos de São Carlos, hoje Estácio de Sá, homenageou nada mais nada menos do que a QUERIDA Rádio Nacional do Rio de Janeiro. Na ocasião, os 1.130 Khz comemorou em 12 de setembro de 1976, 40 anos de sua fundação. Nada mais justo do que relembrar a história da então quarentona e famosa "loba" Rádio Nacional. Anos difíceis foram os da década de 60/70 quando muitas emissoras radiofônicas foram perseguidas, incluindo a Nacional. O apresentador César de Alencarfoi perseguido e cassado pela Ditadura Militar instaurada neste País. Após a abertura política, nos fins dos anos 70 pelo presidente Figueiredo, César de Alencar, teve seu direito de volta e regressou aos "1.130 khz".

Decorridos 32 anos, hoje, dia 20 de fevereiro de 2009, ao ligar o rádio do carro, sintonizo no belo programa de Hilton Abi-Hian, o "cascudo coleguinha", que apresenta na emissora referida o seu programa das 8 às 11 horas da manhã. Confesso que fiquei bastante contente, porque ele relembrou um trecho da letra do samba-enredo que eu porei aqui. Esperava que ele colocasse a música toda.

Ao fuçar a internet para ver se achava a música em mp3 da Unidos de São Carlos, infelizmente não encontrei. Caso alguém tenha a música na íntegra no seu computador particular, por gentileza, envie-me por e-mail para eu pôr no blog para que todos possam cantar, incluindo a mim.

Um abraço e um excelente carnaval para todos vocês, curtindo com emoção, todavia, com moderação.

Isabela Guedes.
blogdoradiocarioca@yahoo.com.br
____________________

Alô! Alô! Brasil, quarenta anos de Rádio Nacional

(Dominguinhos do Estácio)


A Rádio Nacional
Está presente neste carnaval
E vem contar a sua história
Quatro décadas de glória
Descrita de maneira genial
Divino é recordar
Seu auditório cheio de alegria

Animado por Cesar de Alencar
Outrora campeão da simpatia

Locutores e cantores
Que lhe deram aquela dimensão
Sobrevive ainda Jorge Cúri
Dos tempos de Cordeiro e de Frasão
Fazem parte da sua aquarela
Roberto e Floriano Faissal
Cauê Filho, Henriqueta Brieba
Ísis de Oliveira e Elza Gomes

Filho de Maria homem nasceu
Serro bravo foi seu berço natal
O Detetive Anjo e o Metralha
São partes da parte policial

O Primo Pobre procurava o Primo Rico
Sempre que se via em aflição
O Peladinho dava o pulo da vitória
Depois de cada jogo do Mengão

Balança, balança, balança, mas não cai
Balança, balança, balança, mas não cai

(a Rádio)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Entrevista com o locutor Sérgio Moraes- "Dos Pampas aos Seringais"

83 anos de Vida- Orlando Batista