Futebol na Rádio Tupi(Am 1280 khz)

Ao pesquisar através da web, vi no blog de Eduardo Sander e Patolino, de que no ano de 2005, quando a rádio Tupi(am 1280 khz) completou o seu septuagésimo aniversário(70 anos), o blog fez várias homenagens à querida Tupi.

A parte esportiva não poderia ficar de fora dos festejos e homenagens por esta importante emissora- que junto com a Globo(Am 1220 khz) e a Nacional(Am 1130 khz)- são os pilares da comunicação radiofônica não só pelo aspecto regional(Rio de Janeiro), contudo, nacionalmente dizendo.

Voltando as equipes esportivas, a Rádio Tupi carioca, teve grandes nomes da comunicação. Fundada em 25 de setembro de 1935, a emissora "Cacique no Ar", tem o seu nome gravado na história da radio-comunicação esportiva como o mineiro cantor, compositor e Mestre mineiro Ary Barroso, com a sua gaita empunhada num gol do Flamengo. Destaco também a importância de Oduvualdo Cozzi, o capixaba Cezar Rizzo("Sacode o Brasil"), Celso Garcia("O garoto do Placar"),José Cabral("O Moço da Maricota"), Amílcar Ferreira("Gol Cristalino"),o comentarista João("sem medo") Saldanha, o Mestre dos mestres Doalcei Camargo e tantos outros, que, ao longo de quase 74 anos, se não me engano, a parte esportiva não fôra arrancada dos ouvintes, como aconteceu com o péssimo exemplo dado a antiga Radiobrás, com relação à Nacional carioca.

Atualmente, a liderança esportiva fica a cargo de Luiz Penido. Nos comentários inteligentes, a missão fica para nada mais, nada menos, Washigton Rodrigues. Também nos comentários temos Jorge Nunes("o comentarista do povo). Além dos repórteres de campo como Sérgio Américo, filho do GRANDE locutor gaúcho Sérgio Moraes(o locutor "dos pampas aos seringais"). Marcus Vinícius, que por muitos anos abrilhantou os microfones da co-irmã rádio Globo, abrilhanta nas reportagens da emissora. Nos 1280 khz, há também o lendário repórter policial Alberto Brandão- que, quando comecei a escutar futebol via rádio através da Globo em 1995, Brandão é quem reportava as notícias policiais . Aos domingos, de meio-dia às 15 horas, temos no dial carioca(com orgulho), o melhor programa de debates do Rio de Janeiro: o famoso "Bola em Jogo", na apresentação de Luiz Ribeiro.
Passaram pela Tupi, os repórteres Carla Matera e Francisco Aielo.

A dupla Eduardo Sander e Pato, brindou aos internautas, a chamada para as transmissões portivas da rádio Tupi. Lado a lado, ilustram a fotografia, João Saldanha e Doalcei Camargo.



Crédito: Eduardo Sander(Patolino)

Um abraço,

Isabela Guedes.
blogdoradiocarioca@yahoo.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Entrevista com o locutor Sérgio Moraes- "Dos Pampas aos Seringais"

83 anos de Vida- Orlando Batista