A história do Plantonista Esportivo no rádio

Uma das categorias de uma transmissão esportiva, fundamental para quê a prática radiofônica transcorra de forma plena, a função de um plantonista é informar aos ouvintes o andamento dos jogos do futebol e de outros desportos, além de registrar quantos gols têm os times que estão jogando na hora e quantos gols o campeonato vigente têm.

Para este post, fui pinçar no livro "A Bola no Ar- O Rádio Esportivo em São Paulo",cuja autora é Edileuza Soares(ano 1994), a origem do plantonista esportivo no Brasil.


O maior triunfo da emissora Panamericana, hoje Jovem Pan, contra suas concorrentes foi a criação, em 1948, do PRIMEIRO Plantão Esportivo de que se tem conhecido no Brasil, idealizado como uma atração a mais para os seus ouvintes. Narciso Vernizzi comandava uma equipe de rádio-escutas que coletava as informações dos jogos. Ele, as transmitia diretamente do Plantão Esportivo, durante a jornada esportiva. Uma escuta nas ondas-curtas(oc) permitia obter na hora as notícias dos jogos no exterior ou dos clubes brasileiros em excursão. A emissora contava também com colaboradores de outras "praças", pois passavam os resultados das partidas por telefone.

Após outras emissoras copiarem a rádio Panamericana, reproduzindo assim os resultados igualmente, ouvindo o Plantão esportivo da emissora, o então diretor da emissora, Paulo Machado de Carvalho Filho, resolveu "driblar" a concorrência. Como quem não quisesse nada, a Panamericana levava ao ar um resultado errado. Era a forma mais eficiente de descobrir o quanto o serviço da "Emissora dos Esportes" vinha sendo copiada pelas co-irmas; também foi a solução de pressionar as emissoras como Difusora, Excelsior, Bandeirantes e Tupi(Sp), montassem os seus próprios plantões e apurassem de fato as informações, como fazia a Panamericana.

A "Emissora dos Esportes" foi a GRANDE escola do rádio esportivo na primeira metade do século 20 em São Paulo e no Brasil, fazendo com que o mercado valorizasse o trabalho dos profissionais do nicho.

Um abraço e obrigada pela atenção,

Isabela Guedes.

blogdoradiocarioca@yahoo.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Entrevista com o locutor Sérgio Moraes- "Dos Pampas aos Seringais"

83 anos de Vida- Orlando Batista