Bangu Atlético Clube- I Campeão Mundial em 1960

Oi Galera,

algum tempo,o meu colega de pós graduação Claudio, me deu uma matéria do jornal Lance!, na coluna "O Baú do Assaf"- do do meu querido e estimado ex professor Roberto Assaf- sobre os 50 anos do I Campeão Mundial: O Bangu Atlético Clube. O site do Bangu, Bangu Net, fez um especial relembrando o fato inédito, até então .

Como banguense, tenho que ressaltar a brilhante conquista ocorrida em Nova York. E... o que tem a ver a conquista banguense com o rádio esportivo? Na matéria que porei na íntegra, a única emissora a reportar o que ocorria nos "esteites", foi a Rádio Nacional do Rio de Janeiro, com Antônio Cordeiro. 

A crônica foi publicada em 13 de agosto do ano corrente. Que vocês tenham uma excelente leitura.

Saudações da "Mulatinha Rosada",

Isabela Guedes
blogdoradiocarioca@yahoo.com.br
________________________

Bangu, campeão de 1960
por Roberto Assaf


"Faz 50 anos que o Bangu obteve uma conquista relevante, o Torneio Internacional de Nova York, que raras vezes teve a sua importância ressaltada, e que por isso mesmo merece ser eternamente relembrado.

A façanha, alcançada no dia 6 de agosto de 1960, no Estádio Pólo Grounds, foi equivalente a um Campeonato Mundial Interclubes. Explica-se. Até então, nenhuma equipe do planeta havia vencido um título desses. A ideia de realizar o torneio reunindo times representativos tanto da Europa quanto da América do Sul pertenceu ao milionário norte-americano William "Bill" Cox, um apaixonado por esportes. Foi o embrião do torneio que vemos nos dias de hoje.

A primeira edição teve lugar em Nova Jersey e Nova York. O Bangu embarcou para os EUA em 30 de junho,com 17 jogadores, o presidente Maurício Buscácio, o dirigente Sérgio Vasconcelos,o médico Ivon Cortes e o jornalista Antônio Cordeiro, da Rádio Nacional. Os vencedores dos grupos A e B decidiriam o título da competição.

O time alvirrubro estreou com goleada de 4 a 0 sobre o Sampdoria(ITA). Na seqüência, fez 3 a 2 no Rapid Viena( AUT) e 5 a 1 no Sporting Lisboa(POR). Depois, empatou em 0 a 0 com o Norrkoping, da Suécia.

Bangu e Estrela Vermelha, da antiga Iugoslávia, chegaram juntos à última rodada. O time carioca meteu 2 a 0 passou à final. Todos esperavam que o adversário fosse o alemão Bayer Munique. Mas o Kilmarnock, campeão escocês, surpreendeu.

O Bangu fez 1 a 0, gol de Valter,aos três minutos. Os britânicos cresceram na etapa derradeira e Ubirajara chegou a defender um pênalti. Aos 43 do segundo tempo, num contra-ataque, Válter tornou a marcar, garantindo o título ao time carioca. Os 25.440 espectadores aplaudiram de pé a volta olímpica. Logo, não é exagero afirmar que o Bangu foi o primeiro campeão mundial da História do futebol."

O "esquadrão" banguense foi comporto por:

"Ubirajara e Aílton(goleiros); Ananinas, Darci Farias, Joel, Mário Tito e Nilton Santos(zagueiros); Ademir da Guia, Décio Esteves e Zózimo(apoiadores); e Beto, Correia, Durval, Luís Carlos, Paulo César, Válter e Zé Maria(atacantes). O técnico que comandou o título foi Elba de Pádua de Lima, o Tim, também apelidado por "O Estrategista"".  
 
Ademir da Guia: craque do torneio

"Ademir da Guia, ele mesmo,omaior jogador da História do Palmeiras, era a grande promessa do Bangu no Torneio Internacional de Nova York. O meia tinha apenas 18 anos- nasceu em 4 de março de 1942-, havia sido campeão carioca juvenil em 1959, e acabou como o principal jogador da conquista."  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Entrevista com o locutor Sérgio Moraes- "Dos Pampas aos Seringais"

83 anos de Vida- Orlando Batista