A Tecnologia em prol do Rádio Esportivo nos Anos 30

Nos anos 30, quando a radiofonia explodiu no Brasil, os narradores esportivos enfrentavam muitas dificuldades, devido a falta de recursos técnicos e suas transmissões raramente saíam  perfeitamente. Infelizmente, a tecnologia não era "amiga" ao rádio, porcausa da pouca oferta.Não havia o sistema de microondas para as transmissões diretas.




A qualidade, via Graham Bell, não colaborava. Embora adiantasse pouco,os técnicos tentavam igualar o som das linhas telefônicas para uma melhoria na qualidade de som. Ainda assim, a transmissão telefônica não conseguia estar igualmente modulada.



Na época do romantismo radiofônico, o rádio esportivo, locutores e operadores de áudio, "suavam as latinhas" para pôr "no ar" uma transmissão esportiva  de um certame. Às vezes, subiam em postes da rua e completavam uma ligação telefônica não lícita.

Em decorrência do "delay"(atraso tecnológico), nos primórdios do rádio esportivo enfrentou uma série de outros problemas técnicos.

Há um ditado popular que diz: "água mole em pedra dura/ tanto bate até que fura", foi a senha para a realização das irradiações esportivas diretas, culminando assim, uma melhoria nos equipamentos e o gênero esportivo, terminou por influenciar o desenvolvimento do radialismo radiofônico brasileiro. 

Um abraço,

Isabela Guedes

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Entrevista com o locutor Sérgio Moraes- "Dos Pampas aos Seringais"

83 anos de Vida- Orlando Batista