Por Onde Anda?-Orisvaldo dos Santos(Gringo) Atacante do Flamengo- Anos 50

Olá, rádio-nautas,

como o acaso do destino não existe, pois conheci na semana que passou, uma pessoa muito bacana quando estava de "bobeira" no Cinema Joia, em Copacabana. O nome dela era Rosângela. Ela estava bastante triste, pois é parente de um dos jogadores de futebol, nos anos 50, do Flamengo, atacante, cuja alcunha era Gringo. 
Sensibilizada com a sua história, apalavrei para a sobrinha dele que iria dar da maneira que eu pudesse, uma visibilidade a ele(embora o enfoque seja o RÁDIO ESPORTIVO). Felizmente, como tudo na vida a gente pode valorizar sem tornar o produto descartável, estou ajudando- não só a memória do Gringo e sim para a memória dos amantes do futebol bretão e a do Club de Regatas do Flamengo.

Como já tinha assistido o filme Heleno, a gente sentou para conversar e ela estava/está bastante triste porquê a GRANDE MÍDIA não dá VISIBILIDADE aos jogadores mais antigos, como Gringo e outros que passaram.
 Infelizmente, como costumo dizer, este é um país sem memória ou com uma memória pro passado "curtésima" para fatos históricos(enfim, não temos uma educação básica), e pessoas como Gringo, oriundo da pequena Riachuelo, no Sergipe, veio pro Rio de Janeiro, aos 21 anos de idade, para defender o Flamengo. No clube da Gávea, era conhecido por ter uma habilidade fenomenal no drible. Ele morreu em 2003, segundo a sobrinha Rosângela.

Com uma média de 1 gol por partida, Orisvaldo dos Santos(nascido em 26 de setembro de 1926), consolidou o seu nome nos anais do rubro-negro da Gávea à época.O primeiro jogo na agremiação carioca, foi em 17 de dezembro de 1947, numa "peleja" contra o Palmeiras, cujo "match" foi 3 a 0 para o Palmeiras. Na Seleção Brasileira, foi convocado para a disputa da Copa Rio Branco, contra a seleção uruguaia. No entanto, não jogou.

*Fonte: Web
Gringo-Capa: Esporte 
Ilustrada- Década de 50

** Por enquanto, deixarei a biografia do Gringo em aberto aqui no Blog, pois se algum rádio-nauta/jornalistas/rubro-negros e curiosos, puder(em) me auxiliar com fotos, áudios de gols e artigos sobre este GRANDE ARTILHEIRO escondido no "limbo", eu(Isabela Guedes), o Blog do Rádio Carioca, rubro-negros,à família do Gringo e enfim, jornalistas, curiosos, estudantes, sergipanos e brasileiros, AGRADECEMOS por não deixar apagar os feitos positivos de mais um operário que fez do futebol e do Flamengo ser GRANDE e MAIOR do que os atuais escândalos que envolvem os pseudo- jogadores que estão na Gávea enchendo os bolsos e com os futebolzinhos deveras medíocres, vivendo nas sombras dos empresários.**

Um abraço,

Isabela Guedes
blogdoradiocarioca@gmail.com 

Comentários

Unknown disse…
Meu avô ❤Saudades

Postagens mais visitadas deste blog

Entrevista com o locutor Sérgio Moraes- "Dos Pampas aos Seringais"

83 anos de Vida- Orlando Batista