Doalcei Camargo de Bueno- O aniversariante da semana.

Olá pessoal, tudo jóia?


No dia 18 de março de 2008, para a nossa felicidade, Doalcei Bueno de Camargo, o GRANDE narrador Dodô, que desde 2001 trabalha como debatedor no programa dominical Super Futebol Tupi de meio dia às 15 horas, sobre esportes e futebol pela Rádio Tupi(1280 Am) , completou mais uma primavera; ou melhor, mais um verão.


* Crédito da Foto de Doalcei: Rádio Tupi 1280 AM

Para quem não sabe, Dodô faz parte de uma geração de locutores- baluartes, tais como:

Waldir Amaral, Jorge Cury, José Carlos Araújo, César Rizzo, Júlio César SantAnna, José Cabral e outros...

Para homenagear Dodô, porei uma matéria e uma sonora de um jogo feito por Dodô pela QUERIDA **"finada"** Rádio Nacional(1130 Am). Curiosamente, foi o jogo da crônica do Renato Maurício Prado que pus neste blog, quando jogaram no Maracanã Flamengo e Botafogo no último domingo, dia 16 de março de 2008, vencido pelo Botafogo por 3 a 2.

**** Coloquei aspas na palavra finada para a Rádio Nacional(1130 Am), pois para mim, apesar dela estar funcionando muito bem e graças a Deus com um som audível e digital e também com o recurso via internet, sem os "chhhhhhhhhhh" e os "crecrec" que eu como ouvinte de futebol pela Nacional, incomodava-me. Em janeiro de 2006, justamente na comemoração dos 70 anos da emissora carioca e a Copa do Mundo na Alemanha,o Ministério das Comunicações, resolveu acabar com a Equipe de Esportes. Bem, isto ficará para próximo post para que eu possa expressar o meu descontentamento, até hoje, pelo FIM DA EQUIPE DE ESPORTES da Rádio Nacional. Por isso, que eu a chamo de "finada".

Dodô trabalhou nestas rádios:

Tupi, Globo, Continental, Tamoio, Nacional e Guanabara. Voltou a Tupi em 1965 como diretor do departamento de esportes, cargo que também ocupou na Rádio Globo. Doalcei nasceu em Itápolis, interior de São Paulo.

--> Peguei na Internet a informação das emissoras radiofônicas que Dodô trabalhou no Site
Sintonia- O Guia das Rádios do Rio de Janeiro .

Obrigada pela atenção,

Isabela Guedes.

mariaisabelaguedes@gmail.com ________________________________________________________________


Doalcey Camargo está fora de rádio.


Respondido em : 06/10/2003
Por onde anda o radialista esportivo Doalcei Camargo grande narrador da Rádio Tupi e Nacional?Antônio Luiz Amandio - Palhoça – SC
antonioamandio@bol.com.br

"Antônio, ótima lembrança a sua. Famoso pelo excelente profissional que é, o locutor esportivo, Doalcei Bueno de Camargo, da Rádio Tupi do Rio de Janeiro, nasceu em Itápolis, interior de São Paulo, mas por deveres de seu pai que era contador e recebeu uma proposta para trabalhar na Prefeitura de Marília, Doalcei cresceu nesta cidade.

Passou a infância e começo da juventude em Marília, época esta que ingressou no rádio brasileiro. Por pouco tempo trabalhou na PRI 2 Rádio Clube. Aos 17 anos, em 1947, a convite do irmão Wolner Camargo, mudou-se para o Rio de Janeiro onde decolou em sua carreira, começando trabalhar na Rádio Tupi (AM 1280).

Com a transferência de Wolner para a Rádio Globo, Doalcei acompanhou o irmão ficando também pouco tempo naquela emissora.

A volta para a Rádio Tupi demorou um pouco, pois após sua saída da Globo, passou pela extinta Rádio Continental trabalhando com Valdir Amaral, além das Rádios Guanabara, atual Bandeirantes e Tamoio, todas também do Rio de Janeiro.

No retorno à Rádio Tupi, Doalcei foi o precursor do comentarista de arbitragem no rádio brasileiro. Lançou Mário Vianna, um ex-árbitro de futebol, para comentar as arbitragens nas partidas.

Durante muito tempo seu comentarista foi Benjamin Wright, pai de José Roberto Wright que atualmente trabalha na TV Globo e também é ex-árbitro de futebol.

Depois de muitos anos na Tupi, “Dodô” como é carinhosamente chamado pelos amigos, trabalhou nas Rádios Nacional e Globo, retornando a antiga casa após receber um convite do amigo e diretor Alfredo Raimundo.

Atualmente Doalcei não está narrando futebol, mas participa do programa “Mesa Redonda” todos os domingos das 12h às 15h, comandada por Luís Ribeiro, na Rádio Tupi.
de seus filhos.

“Convivi muito com radialistas desta época, casos de Alfredo Orlando, Mário Moraes, Fiori Giglióti, Haroldo Fernandes e Pedro Luís, com quem tive a felicidade de trabalhar durante a Copa do Mundo de 1966, na Inglaterra, eles pelo rádio de São Paulo e eu pelo rádio carioca”, finalizou Doalcei, que se mostrou de uma humildade tamanha ao conceder esta entrevista ao “Portal Esportivo” de maior freqüência do país.
“Mesmo com toda a violência, continuo morando aqui no Rio de Janeiro próximo ao Palácio do Governo, nas Laranjeiras”, falou Doalcei por telefone ao site Futebol Interior, revelando sua paixão por Campinas, onde durante algum tempo residiu um. "

--> Entrevista realizada pelo Site Futebol Interior- A Melhor informação esportiva pela Internet.

Comentários

Unknown disse…
Infelizmente, aquela turma maravilhosa dos anos 60/70 do rádio esportivo brasileiro está nos deixando. Caso do fabuloso Clóvis Filho, morte prematura e inesperada, logo após a Copa do Mundo do México, Waldir Amaral, Jorge Cury, Celso Garcia, Avelino Dias, Carlos Marcondes e outros. Neste 2009 foi a vez do magistral Dodô (Bueno de camargo) nos deixar. Pelo que me consta, apenas o Teixeira Reiser, ora no Sportv e o José Cabral, este reformado como cel da aeronáutica e residindo em Minas, ainda vivem. Não há como lutar contra estes desaparecimentos, mas cumpre-nos homenagear a estes maravilhosos locutores, que tantos nos encantaram.

Postagens mais visitadas deste blog

Entrevista com o locutor Sérgio Moraes- "Dos Pampas aos Seringais"

83 anos de Vida- Orlando Batista