Futebol é com a Rádio Nacional- Um novo começo

Finalmente o "Sobrenatural de Almeida"(como diria Nélson Rodrigues) parece "baixar" sobre a Rádio Nacional, pois amanhã, a Rádio Nacional do Brasil, voltará a fazer transmissões esportivas do Iapoque ao Chuí com um amistoso entre Brasil e Suécia- amistoso esse, marca os 50 anos da primeira conquista do Campeonato Mundial de Pelé, Garrincha, Zagallo e tantos outros, do escrete canarinho- sob a batuta do locutor André Luiz Mendes.

Como expus neste blog, sou fan de futebol desde 1995, graças em primeiro lugar ao Canal 100- que passava na extinta Rede Manchete nos idos 1994 e 1995- e às Rádios Globo e Nacional .

No final de 2005, eu ouvi a última transmissão de futebol pela Nacional, quando a Equipe de esportes foi à São Paulo, "irradiar" a partida dos melhores do Campeonato Brasileiro daquele ano com Carlos Borges na locução e Mário Silva nos comentários. Esperava ao ano que estava prestes a espocar em minha vida, continuar ouvindo às transmissões esportivas. Infelizmente, não foi o que aconteceu.

O ano de 2006 espocou, e logo em janeiro, passou uma hecatombe pelo meu orkut, que eu utilizava na época, por uma fonte confiável - até pensei que fosse brincadeira: O FIM DAS TRANSMISSÕES ESPORTIVAS PELA RÁDIO NACIONAL. Como? quem? Ano de Copa do Mundo? 70 anos da Rádio Nacional? Relato aqui neste blog que fiquei BASTANTE chorosa-parecia que tinha vestido um luto em minha alma- como se tivesse perdido um ente querido meu
...

Quando começou os campeonatos em que os times cariocas estavam e às rádios transmitiam, eu ía nos 1130 AM do meu rádio para ter a esperançazinha que fosse, e a equipe esportiva chefiada por Carlos Borges naquela época, estivesse lá e comemorasse com o "carimba e assina", em conjunto com os fiéis escudeiros Mário Silva e Waldir Luiz. Que nada... Lêdo engano, o meu.
Domingo também era de bastante pesar para mim: Eu ouvia, como ouço até hoje aos domingos, a partir do meio dia- o Era Uma Vez... No Futebol-que conta com a participação estelar dos grandes "speakers" e repórteres de campo que passaram pela "casa" e também incluem os GRANDES acervos de jogos no arquivo da emissora, na apresentação do radialista Waldir Luiz.É só eu fechar os olhos e viajar nas locuções rápidas e precisas de GRANDES NARRADORES do "casting" Nacional como Júlio César SantAnna, Waldir Amaral, Jorge Cury, Paulo César Tênius, Carlos Borges, José Silvério, Mário Silva, Tárcio Santos, Waldir Luiz, José Carlos Araújo, Eduardo Henriques e outros que me fogem da minha memória.

Quase todos os domingos que a Nacional, tradicionalmente, transmitia os seus jogos, a "enlutada" aqui ligava o rádio e saía música. Nada contra... Muito pelo contrário; apenas, QUERO OUVIR FUTEBOL PELOS 1130 AM(Rio de Janeiro!); E
eu, nem muito velha, nem muito jovem,apenas na condição de ouvinte "macaca", resmungava e resmungo até hoje, passados mais de 2 anos por NÃO OUVIR O FUTEBOL pela Nacional.


A retomada da Rádio Nacional pelo futebol será dada a partir de amanhã,dia 26 de março de 2008, a partir das 14 horas, nos 1130 Am no Rio de Janeiro.

A Rádio Nacional está com um site comemorativo dos 50 anos do 1o campeonato mundial ganhado pelo Brasil. Acessem: Rádio Nacional .


Como Diria o velho jingle dos anos 90/2000: "FUTEBOL É NACIONAL..."; "DESDE OS TEMPOS DE ANTÔNIO CORDEIRO"(Introdução às chamadas esportivas cariocas e nacionais)...

Um grande abraço e obrigada pelo carinho da sua audiência,

Isabela Guedes.

mariaisabelaguedes@gmail.com





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Entrevista com o locutor Sérgio Moraes- "Dos Pampas aos Seringais"

Humor no Rádio Esportivo Carioca- Uma deliciosa crônica do GRANDE Roberto Porto