O riso do rádio esportivo em ação

Daqui a pouco, Flamengo e Botafogo farão o "match" final no estádio Mário Filho, às 16 horas, que decidirá quem será o campeão da Taça Rio, equivalente ao segundo turno de um campeonato. Caso o Flamengo vença, forçará mais dois jogos com o Botafogo. Desde 2007, a meu ver é o "clássico do século 21".

No início deste semestre, os cariocas e amantes do rádio esportivo foram "brindados" com a volta do Bangu Atlético Clube ao cenário de elite do futebol e, após três anos sem "irradiar" uma partida futebolística, a emissora "mais querida da América Latina", que é a rádio Nacional(khz 1130 am) "bate forte" no coração de feus fans. Segundo a minha percepção,a Nacional é a terceira força radiofônico brasileira, em conjunto com as rádios Globo(khz 1220 am) e Tupi(khz 1280 am).

Ao projetar esse jogo, vou imaginar o clássico e a Nacional. Há mais ou menos um ano, na web, tinha um site chamado Sintonia, que era ministrado pelo barra-mansense Renato Justino. No site consistia em uma seção do riso no "rádio esportivo". Escolhi para este dia de decisão uma história pitoresca do GRANDE José Carlos Araújo, na época em que ele foi da emissora da Praça Mauá. Para quem não sabe, Zé formou "A" "seleção brasileira do rádio"- que tinha no "cast" Denis Menezes, Januário de Oilveira, Zildo Dantas, Roberto Pôrto, José Cabral, Washigton Rodrigues, Waldir Luiz e Mário Silva. José Carlos, ficou na Nacional de 1977 a 1984, quando retornou à rádio Globo(khz 1220 am).

Quem não conheceu Armando Marques, ele foi um dos grandes árbitros do futebol carioca e brasileiro. Depois foi presidente da Federação Nacional dos Árbitros. Meados da década de 90, ele foi afastado da função até ser julgado na CPI do Apito, entre 1996 e 1997.

Que vocês tenham uma excelente semana e um bom jogo.

Com carinho,

Isabela Guedes.
blogdoradiocarioca@yahoo.com.br

_________________________

Anos 80- Enrolado com a letra "V"

"...E o "garotinho" José Carlos Araújo estava transmitindo o jogo ao microfone da Rádio Nacional. Na ocasião, os trepidantes (repórteres de campo) eram: Denis Menezes e Washington Rodrigues, ele mesmo, aquele que foi técnico do Flamengo...
- Detalhe, interrompe Denis a transmissão do Garotinho...
- Fala trepidante.
- Vai entrar Valdo no lugar de Renato.
E o garotinho não entende a informação e pergunta:
- É Valdo ou Dalton ?
E o Denis repete:
- É Valdo !
E o garotinho:
- Portanto entrando Naldo no lugar de Renato... Ô Denis, confirme: É Naldo, ou Dalton ?
Quando o criativo Washington Rodrigues manda essa, pra resolver o impasse:
- É Valdo com V de Armando Marques...
A risada “comeu solta no ar”, ninguém conseguia narrar nem comentar mais nada. Em fim o garotinho entendeu a informação..."

Comentários

André Ribeiro disse…
Parabéns pelo seu blog,pelo interesse que você demonstra pelo rádio esportivo carioca e a aua admiração pela Rádio Nacional,mas seria também interessante que você apresentasse aos seus leitores notícias sobre o dia-a-dia das emissoras cariocas.Uma pergunta que não quer calar:Até quando a Rádio Nacional só vai utilizar dois profissionais no futebol.A grande expectativa para 2009 seria a volta da grande equipe de esportes da Praça Mauá,mas por enquanto nada.Somente dois guerreiros,os grandes Carlos Borges e Waldir Luiz estão segurando o rojão,enquanto vários profissionais que foram contactados,acertaram salários,funções ainda estão esperando.Alguns delesforam prejudicados em seus empregos,outros não puderam esperar e trilharam outros caminhos.È Isabela,parace que a solução a ser encontrada será interna,será escalar profissionais dentro da EBC(antiga Radiobrás),utilizando o bom,bonito e barato.Mais uma vez parabéns pelo blog

Postagens mais visitadas deste blog

Entrevista com o locutor Sérgio Moraes- "Dos Pampas aos Seringais"

83 anos de Vida- Orlando Batista