Para André Ribeiro

Querido André Ribeiro,

caso você seja o radialista, que HONRA por você ter parabenizado o blog, pois o considero um dos excelentes profissionais de rádio que o Rio de Janeiro tem atualmente.

Com relação as tuas perguntas, meu caro, infelizmente ou felizmente, não posso e nem tenho meios para retratar o dia-a-dia das emissoras radiofônicas cariocas pelo simples fato de eu ser apenas uma estudante de jornalismo e AMANTE de futebol e do rádio. Tenho a CONSCIÊNCIA e a RESPONSABILIDADE de não sair "detonando" a classe de vocês na internet- como alguns blogs fazem e estão impunes judicialmente, sem terem cuidados simples e sem se portarem no lugar de outros colegas profissionais(se vai ou não acabar com a vida profissional da emissora co-irmã e de outros repórteres). Infelizmente, o que eu leio e percebo é que, a classe dos radialistas, principalmente a do Rio de Janeiro, é muito desunida. Cada um quer ver o seu lado e o lado dos anunciantes, sem se preocupar com critérios de confiabilidade(tirem o IBOPE "da reta"); de quê forma "o que o VERDADEIRO ouvinte quer ouvir a minha análise ou crítica sobre um clube ou um jogador?!"; "será o que eu estou transmitindo ao ouvinte está de bom tom?!"ou ... "vou agradar ao ouvinte ou ao anunciante?!" , embora perceba que o "rádio romântico" já foi para o "espaço" há bastante tempo.

Com relação à QUERIDA Rádio Nacional, não serei eu a e pessoa certa a responder a tua inquietação, pois só sou amante e fan dos futebol dos khz 1130 am. Não tenho uma opinião formada para tal e não convivo com os diretores Marcos Gomes e Cristiano Menezes(embora ache e acredite que o Cristiano é um dos raros e poucos radialistas que pensam e visualizam o rádio como um meio de comunicação e não o "trampolim" para a televisão). As minhas dicas e únicas fontes certas que eu tenho como parâmetro, confiabilidade e que você e outros possam ler, sem sustos, são: Brasil Rádio News , Daniel Pereira , Eduardo Sander e Patolino e Ricardo Moreira .

O meu blog foi concebido para discutir o rádio esportivo carioca e nacional pela sua própria história, pois o que eu entendo como o "ser jornalista", nada mais é do que contar, narrar e mostrar ao grande público virtual de que a memória do radialistas do passado e de emissoras como Globo, Nacional, Tupi, Mairynk Veiga e Tamoio, não podem JAMAIS se perder, quiçá, ser apagada pelo povo brasileiro, pois como disse com bastante veracidade Edgard Roquette Pinto:

"O Rádio é a escola dos que não têm escola,
é o jornal de quem não sabe ler,
é o jornal de quem não saber ler,
é o mestre de quem não pode ir à escola,
é, o divertimento gratuito do pobre,
é o animador de novas esperanças,
o consolador dos enfermos e o guia dos sãos-
des que realizem com espírito altruísta e elevado,
pela cultura dos que viven em nossa terra,
pelo progresso do Brasil".

Um grande abraço e obrigada pela participação no blog,

com carinho,

Isabela Guedes.
blogdoradiocarioca@yahoo.com.br

Comentários

André Ribeiro disse…
Querida Isabela;
Estou entrando em contato para lhe dizer que sou o radialista esportivo André Ribeiro,com passagens pala Rádio Tupi,Nacional,Manchete,Bandeirantes,Verdes Mares(ce)e que estou sempre lendo os seus comentários sobre o rádio carioca.Você já deve ter lido em outros blogs que a Rádio Tamoio vai voltar a ter uma programação esportiva.A parte musical será concebida de Fortaleza e a programação esportiva(resenhas e jornadas)do Rio de Janeiro.Vamos dar oportunidade à profissionais que momentaneamente estão fora do mercado e jovens que querem um lugar ao sol.Conto com o seu apoio e reitero meus parabéns pelo blog.Um abraço!

Postagens mais visitadas deste blog

Entrevista com o locutor Sérgio Moraes- "Dos Pampas aos Seringais"

83 anos de Vida- Orlando Batista