O Rádio Esportivo rumo ao Exterior- Anos 30

Para terminar a série que eu fiz para a matéria na FACHA(Faculdades Integradas Hélio Alonso), Jornal Impresso, o tema que será exposto é sobre as primeiras transmissões esportivas no exterior nos anos de 1930. Boa leitura a todos.

Um abraço,

Isabela Guedes.
blogdoradiocarioca@yahoo.com.br

__________________________________

O Rádio Esportivo rumo ao Exterior- Anos 30

A primeira transmissão esportiva internacional ocorreu ainda em 1936, pelo Campeonato Sul- Americano, realizado em Buenos Aires. O privilégio coube a Gagliano Neto, na época já era conhecido como locutor esportivo. Em 1937, foi a vez de Ary Barroso-que, além de músico e compositor, foi locutor esportivo pelas rádios Cruzeiro do Sul e Tupi- a transmitir uma “peleja”, pela emissora Cruzeiro do Sul. No jogo em Buenos Aires e igualmente válido pelo Campeonato Sul- Americano, Brasil e Argentina disputavam o título da competição.

No ano seguinte, foi realizada a primeira transmissão intercontinental a partir da Europa, mais precisamente em 5 de junho de 1938. A “batuta” coube a Gagliano Neto de narrar o primeiro na Europa para o Brasil.


Para os cronistas da época, o Brasil inteiro parou para ouvir a narração das jogadas de Domingos da Guia, Leônidas da Silva e Perácio no “gogó” de Gagliano. Quem não tinha um aparelho de rádio em casa(os receptores eram deveras caros para a maioria da população), que recorreu ao som dos alto- falantes postos em locais públicos.A emoção superou, em muito, os inevitáveis chiados da transmissão.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Entrevista com o locutor Sérgio Moraes- "Dos Pampas aos Seringais"

83 anos de Vida- Orlando Batista