Os Anunciantes Nas Transmissões Esportivas-Anos 1930
Na América Latina, principalmente no Brasil, devemos aos direitos trabalhistas a Getúlio Vargas, o presidente "pai dos pobres", que promulgou nos anos 30, as bases da "CLT", ou seja, o contrato das leis trabalhistas ao povo brasileiro. Amado por muitos e odiado por uma grande parcela da população pela sua ditadura, "Gegê", não pode ser esquecido neste feriado pela memória nacional.
Com carinho,
Isabela Guedes.
blogdoradiocarioca@yahoo.com.br
Os Anunciantes Nas Transmissões Esportivas-Anos 30
As transmissões esportivas ganham um componente a mais com a chegada dos anunciantes. As emissoras são autorizadas oficialmente a veicular anúncios em 1932 e o governo federal chancela concessões de canais a particulares. As duas ações resultaram no aparecimento do rádio comercial e na conseqüente profissionalização dos envolvidos, incluindo assim, os locutores esportivos. Com a entrada “no ar" dos patrocinadores, os recém profissionais passam a receber salários mensais e têm seus “passes” negociados, muitas vezes, por altas quantias.
Foi Getúlio Vargas, então presidente no Brasil, o responsável por estimular a expansão do rádio as várias regiões do país, dentro do projeto de modernização do Brasil. Embora o início de custo da publicidade no rádio era baixo, predominavam os pequenos anunciantes, como lojas, sapatarias, óticas e farmácias. Assim, o surgimento de mensagens comerciais transfigura o rádio do “erudito”,”educativo” e “cultural” transforma-se em “popular” voltado cada vez mais ao lazer e a diversão.
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** Texto e trecho do discurso de Getúlio Vargas retirado do II Encontro Nacional da Rede Alfredo de Carvalho.
Florianópolis, de 15 a 17 de abril de 2004.
GT História da Mídia Sonora
Coordenação: Professora Baum, Ana.
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