Deus... Salve o América

O América Football Club é o clube que tem muito respeito e carinho por todos. Alguém que seja torcedor da "torcida arco-íris"(Flamengo, Fluminense, Vasco e Botafogo), sempre tem um tio ou um avô "fofo" em sua vida, que torce fervorosamente pelo time da rua Campos Sales.

Na minha casa, nunca tive ninguém América. Pelo contrário. O Querido e saudoso Vovô Jorge era rubro-negro "roxo". A minha avó é tricolor de "araque". O irmão dela, o também saudoso tio Glauro, foi América e pelo neto acabou virando vascaíno.

No meu caso, ouço e acompanho futebol pelo rádio há 14 anos(desde 1995). Já torci para os quatro clubes do Rio de Janeiro. A minha avó, sabedora da torcedora "pé frio" que tem como companhia- pois nunca viu um time do coração ser campeão- acabei virando bangüense por "obra do acaso" através da revista Placar e do plantonista da rádio Globo(khz 1220 am) André Luiz.

O América entrou na minha vida pelas circunstâncias "torcedorísticas",pois, quando o Bangu está em "baixa", sou "rubra". Mas sou assumidamente "mulatinha rosada"(sem ninguém aqui em casa para torcer para o time de "Moça Bonita").

No ano passado(2008), sofri bastante com a queda do América para a segunda divisão do Estado do Rio de Janeiro. Foram muitos técnicos... Até o bi-campeão mundial Amarildo "O Possesso". De possessa e possuída (de raiva) com a campanha pífia do América; com o Bangu ainda na segunda divisão; e sem contar com a ausência das transmissões esportivas pela rádio Nacional(khz 1130 am). Ano "trash" em termos rádio, futebol e bola.

Contudo... como sempre "depois da tempestade vem a bonança", o ano de 2009 veio com:o Bangu novamente na elite do futebol carioca e a rádio Nacional volta a transmitir futebol(para a minha alegria e satisfação). Agora só falta o América voltar novamente para a elite do futebol carioca- e quem sabe, diferente do meu Bangu, disputar um torneio de destaque nacional como um campeonato brasileiro(mesmo que seja a recém criada "Série D").

Para homenagear a torcida americana e reverenciar aos três Mestres:o América Lamartine Babo(Lalá),o locutor Waldir Amaral e ao saudoso jogador do AFC: Jorge Vieira. Este, fez o gol do último título Estadual do antigo Estado da Guanabara-postarei um vídeo do Youtube , cuja autoria é de "jeporto2000", com uma narração histórica do Imortal Waldir Amaral.



Crédito da Foto: Site Milton Neves


Deus... salve o América! "Hei de torcer/Hei de torcer até morrer"(Lamartine Babo).

Obrigada pela atenção.

Com carinho,
Isabela Guedes

blogdoradiocarioca@yahoo.com.br

Comentários

Unknown disse…
Ola , Isabela? Gosto muito do seu blog. Bem escrito, traduz bem o sentimento de quem gosta do rádio.
Muito legal, mesmo.
Adorei o texto do América.
Meus parabéns!
Claudio Afonso

Postagens mais visitadas deste blog

Entrevista com o locutor Sérgio Moraes- "Dos Pampas aos Seringais"

83 anos de Vida- Orlando Batista