Na Era do Rádio: Fla-Flu em 13 de setembro de 1936

O escritor Nelson Rodrigues deixou para nós, mortais, que a peleja entre Flamengo e Fluminense, nascera 40 minutos antes do nada. Hoje, dia 26 de agosto de 2009, a dupla fará mais partida histórica, agora pelo returno da Copa Sul-Americana, a partir das 21:50 horas, no estádio jornalista Mário Filho(Maracanã).

Infelizmente, nos dias atuais, o quê impera entre os jogadores, são os empresários. Há duas semanas, eu assisti o primeiro jogo entre os dois times, e quase caí para trás. Como pode um jogador "botinudo" vestir uma camisa histórica como a do Fluminense e chutar os tufos de grama do Maracanã ao invés da bola? Ou senão, ao invés de um belo drible, chuta a perna do advers´´ario ou faz um passe errado? Como os empresários podem supervalorizar um assessorando, leia-se, jogador, por "estourar em quatro partidas?". Ora bolas... ou melhor, ora microfone e teclado... Como pode, eu, que estou terminando uma faculdade de jornalismo e não consigo trabalho? e jogadores, em sua maioria analfabeta e "botinuda", ganharem "rios" de dinheiro? E muitos reclamam que ganhar 200 mil reais é muito pouco... Faça-me rir... ou melhor, faça-me chorar.

Ao voltar para uma vida e futebol românticos dos anos 30, onde tudo e todos eram lúdicos e flores, em 13 de setembro de 1936, um dia após de entrar "no ar", a Rádio Nacional do Rio de Janeiro, faz a sua primeira irradiação esportiva. Já naquele tempo, acredito eu, que a partida fosse realizada no estádio das Laranjeiras, Flamengo e Fluminense, pois era o maior da cidade.

*O narrador Oduvaldo Cozzi narrando uma partida pelo rádio

No livro iconográfico A Rádio Nacional-Alguns dos momentos que contribuíram para o sucesso da Rádio Nacional, de Claudia Pinheiro(2006), a emissora da Praça Mauá já mostrava que nasceria para brilhar no campo da "latinha", ou melhor, o radinho, nas transmissões esportivas. O relato foi de Oduvaldo Cozzi.

Oduvaldo Cozzi em ação pela Nacional do Rio de Janeiro

Um abraço,

Isabela Guedes.
blogdoradiocarioca@yahoo.com.br

Comentários

Thiago Campos disse…
Super interessante seu blog Isabela, fiz um post no meu blog sobre a influencia do rádio atualmente... Parabéns pelo blog..

Acesse: http://cademeucamisa10.com

Postagens mais visitadas deste blog

Entrevista com o locutor Sérgio Moraes- "Dos Pampas aos Seringais"

83 anos de Vida- Orlando Batista