Breve Histórico da Rádio Tamoio e a entrevista de Wellington Campos para André York

Meados de 2009, havia uma expectativa de mais uma emissora vir para o Rio de Janeiro. Boatos iam e vinham numa velocidade de um mais de 1 giga e nada da emissora (re) surgir no dial carioca.


Eu não estava dando trela à volta da emissora, já que especulações fazem parte do cotidiano das pessoas, até que, a emissora volta ao rádio. Eis o seu nome : Tamoio(khz 900 am).


Diferentemente das emissoras de AM´s como São Paulo e Minas Gerais, a meu ver, as emissoras cariocas não se unem para tirarem as emissoras com cunhos evangélicos(não sou contra, mas tiram oportunidades de pessoas como eu, recém formada no jornalismo, de exercer a profissão que abraçou ao longo de 4 anos dentro de uma faculdade), e porem conteúdos com qualidade e quem sabe, fortalecer o (já) enfraquecido "AM"(TEM PESSOAS QUE QUEREM ACABAR COM O CANAL COMO OCORREU COM AS ONDAS CURTAS).


Na semana passada, fui com uma amiga na exposição feita pela Empresa Brasil de Comunicação(EBC), destacadas as participações das emissoras Nacional(khz 1130 am) MEC no evento. A meu ver, muito bem feita.


Bastante curiosa como sou, quando vou aos museus, compro o(s) catálogo(s) ou livro(s) refrentes ao evento presente. E daquela vez não foi diferente. Comprei uma revista do REcine, do Arquivo Nacional, no Rio de Janeiro, abordando assim, a historicidade do rádio no Brasil e no mundo e às emissoras do Rio de Janeiro.


Esta semana, ou seja, hoje, quiro focar a Rádio Tamoio(khz 900 am) e por tabela, homenagear o novo contratado da "casa": Wellington Campos "O homem do Passarinho", que sou fan desde os idos de 1996, quando só estudava o Ensino Fundamental e escutava pelas ondas da Nacional, as pelejas horríveis que o Bangu fazia contra os "grandes", ficando assim, furiosa com as goleadas que a equipe dos "Mulatinhos Rosados" levava os "sacodes" dos adversários.


Em homenagem à Tamoio e ao Wellington, porei respectivamante, o texto do REcine e o áudio de uma entrevista, em 2 partes, que o "Mije el passarito", concedeu ao André York, para o site "Banda B", em 29 de julho de 2009.

Um abraço,

Isabela Guedes.
blogdoradiocarioca@yahoo.com.br



As rádios que fizeram e ainda fazem história
*Por: Renata dos Santos Ferreira


"Foram muitas as emissoras de rádio que atravessaram o dial e se perderam no tempo. Algumas sobrevivem apenas na memória de seus antigos ouvintes: de outras ainda se conservam preciosas gravações da época em que reluziam seus microfones. E há também, claro, aquelas que continuam sintonizando o nosso tempo.


É impossível esquecer todas as emissoras que foram importantes neste Brasil assumidamente apaixonado pelo rádio.Mas, sabendo o quanto estamos sendo injustos ao não mencioná-las todas, procuramos destacar algumas, na certeza de que muitas outras mereciam estar neste espaço".


Rádio Tamoio:
*Por: Renata dos Santos Ferreira


"Criada na década de 50 por Assis Chateaubrian, a Rádio Tamoio AM 900 Khz ficou na historia por seus programas de auditório e pela cobertura esportiva. Projetou grandes talentos para o rádio e a televisão. Foi uma das primeiras rádios a acompanhar a tendência a tocar música de discos. Já nos anos 70, adotou o hit parade, que logo seria copiado por outras emissoras. Disputava com a Rádio Mundial a preferência do público jovem. Vendida ao grupo cearense Verdes Mares, esteve arrendada a uma igreja evangélica. Em 2009, passou por uma reformulação que incluiu sucessos musicais e esportes na programação."









Comentários

Nos anos 60 e 70 a Radio Tamoio teve a maior programação musical do Rio com nomes como Big Boy, Renato Rocha, Paulo Gesta, Aluísio Accioly, Carlos Viana and o mestre Ayrton Amorin, and nomes como Romilson Luiz, Paulo Roberto, Lindolfo Moreira e Ramos Calhelha, Cirilo Reis (noticiaristas), a programação com Passarela, Tele-Música, Cartomusica e sucessos da Passarela, eram programas que comandavam o que seria sucesso nacional. A programação voltada a juventude era primeiro lugar entre as rádios musicais do Rio.
gmf disse…
Olá amigo, busco um grande amigo de faculdade PUC rio, ele se chama Everardo, e era neto do Sr. Romulo, que se não me engano era diretor da Radio Tamoio na Urca

Postagens mais visitadas deste blog

Entrevista com o locutor Sérgio Moraes- "Dos Pampas aos Seringais"

83 anos de Vida- Orlando Batista