Crônica de João Saldanha- "O "Scratch" do Rádio"

Prezados,

no tempo em que estava elaborando a minha monografia, recebi de presente do meu professor-orientador, Ivan Cavalcanti Proença, o livro de crônicas do ETERNO jornalista, cronista, radialista e treinador gaúcho e botafoguense, João Saldanha, "Sem Medo".

O livro "Meus Amigos", foi lançado no início dos anos 80, pela editora Nova Mitavaí . O prefácio foi escrito pelo meu ex professor. A copilação de crônicas foi retirada dos jornais em que João escrevera como a Última Hora(em 2 momentos), O Globo, Jornal dos Sports e Jornal do Brasil. Além dos livros de crônicas e contos que ele escrevia "na praça".

O post que figurará esta semana, será uma crônica sobre o rádio esportivo. Ela foi lançada no período em que ele esteve no jornal O Globo.

Que você(s) tenha(m) uma boa leitura.

Isabela Guedes.
blogdoradiocarioca@yahoo.com.br
__________________________

O "SCRATCH" DO RÁDIO

"Meus amigos..." é assim que começo sempre a fazer comentários na Rádio Globo. Por quê? Não sei ao certo. Acho que quando me dirigi pela primeira vez pelo microfone, eu achava que só quem estava me escutando eram meus amigos. E, até hoje, também acho isso. Um ou outro pode estar escutando de raiva.

Mas não é nada disso. O que quero dizer é o seguinte: quando abro comodamente o microfone, pronto em cima da mesa, e ponho o fone no ouvido e digo tal troço: "meus amigos..." é uma moleza- está tudo pronto. É só dar o plá que às vezes sai bom e outras vezes sai uma droga. E de repente alguém me chama, lá de Apucarana ou do Canadá e eu digo: "Brahma na jogada" ou então, simplesmente: "vai..." e entra um cara dando uma notícia de qualquer coisa. Ou por vezes uma gimba de um gol. O ouvinte em casa, com cerveja ao lado, nem se dá muita conta do que está acontecendo. Mas eu conto, dentro do meus limitados conhecimentos da técnica. O negócio é o seguinte: é a nossa retaguarda, anônima, que está funcionando.

Nossos ouvintes já devem ter nos acompanhado, até em doze transmissões de doze diferentes lugares e dentre elas quatro continentes. E o Serginho, lá do Piauí no jogo do Tiradentes chama: "Curi, como vai o Emérson aí... aí... no Raio que o Parta?".
E o Curi entra lá de Viena ou da África do Sul e diz como vai o Emerson. De repente uma voz com som local, de Luanda, dá resultado de algum jogo de time de Portugal que ande por lá. E vem o Rio Grande do Sul com o Luis Mendes que diz sempre que o time gaúcho está jogando mais, mesmo perdendo de quatro a zero. Azar do goleiro, provavelmente. Bem, do Rio, São Paulo, Teresina, África do Sul, Canadá, Europa, de doze locais diferentes e com os trepidantes no meio do troço, a gente vai dizendo "meus amigos" e tirando de letra como se estivesse num papo calmo numa sala de visitas. Como isto é possível? Bom, aí é que está todo o negócio. O César Luis Calmon, calmamente está lá na Central Técnica olhando todas aquelas luzinhas, verdes, vermelhas e amarelas. O Chico Marques, noutro lugar, o João Humberto, a turma da Ilha no transmissor, o Macedo, o Osmar, o Dalton atento em quem tem de entrar ou sair, o Sorel, o Bigode, o Gauchinho, o Baiano(de Santa Catarina para cima, pra mim é Baiano), o Formiga, a turma da Manutenção, os outros operadores que não digo o nome porque só conheço os apelidos, este time é que permite ao Valdir, ao Curi, ao Lulu, Afonso, Serginho, Porto, Edson, Zé Carlos, a todos nós, apenas termos de abrir a latinha e dizer: "meu amigos...". É com esta retaguarda com o olhar atento do Comandante Djalma Ferreira, do Mário Luis e do Luís, que no dia seguinte estão lá perguntando: "Pombas... estava dormindo? Como é que você perdeu dois segundos para entrar?" É este o "scratch do Rádio"."


Comentários

Alex Ferreira disse…
Sem dúvida, sem esses anônimos não estaríamos no Ar. Eles são, talvez, os grandes artistas do rádio, a mágica está nas mãos deles todo o tempo.Parabéns a todos os "mestres" do rádio brasileiro.
(Mestre,é o apelido do operador de rádio do meu programa na Am 990Khz, Rio de Janeiro)

Postagens mais visitadas deste blog

Entrevista com o locutor Sérgio Moraes- "Dos Pampas aos Seringais"

83 anos de Vida- Orlando Batista