Editorial: O Campeonato Carioca de Futebol e as Emissoras Radiofônicas

Prezados rádio-nautas,

amanhã, 16 de janeiro de 2010, começará a abertura oficial para que a "bola role", novamente, no ano novo. Muito está se falando da expectativa de espectadores e ouvintes para que tenhamos, nós os cariocas, um campeonato bastante equilibrado, com os "grandes" se esforçando e reforçando para que tenhamos na virada da primeira década do século 21, emocionado e equilibrado, diferentemente do que fora "A Espelunca" dos anos passados.

Torço para o Bangu Atlético Clube- isso é notório e sabido- mas tenho uma verdadeira adoração pelo América. Como costumo brincar, sou bangüense com alma América(não americana, pois sou brasileira e nem torço para o time Americado da cidade de Campos dos Goytacazes). Deixei de ser ufanista,no que tange de que, o meu clube amado Bangu, faça um campeonato brilhante e quem sabe, disputar as finais. Acredito que há times bem mais fortes do que o Bangu. Com relação ao América, há muita mídia com relação a dupla tetra-campeã Romário e Bebeto(fora das quatro linhas). Bebeto, nunca foi treinador e muitos apostam no seu sucesso, como ocorreu com o auxiliar técnico Jorginho, este que chegou nas finais da Taça Guanabara de Futebol em 2006, como técnico do América e Dunga, o atual técnico do escrete "Canarinho", que eu, não gostava como técnico. Hoje em dia, eu já o suporto. Contudo, em definitivo, eu o acho bastante arrogante.

No "campo do dial do AM", vou pegar um gancho do excelento narrador de futebol, Daniel Pereira e que tem um blog na web. Ele retratou as suas expectativas com relação ao rádio esportivo carioca, no último post do dia13/1/2010: "Aparecimento da Manchete em 2006 , Rádio Tamoio em 2009 , Tupi FM e mais nada . Dois mil e dez parece que vai ser um ano sem novidades no rádio carioca . Enquanto São Paulo ferve com mudanças importantes o rádio do Rio entra em 2010 sem criar nenhum impacto para os ouvintes . E a expectativa não é muito boa . Espero estar completamente errado . Se o rádio carioca não se movimentar esse ano , não sei o que será do rádio nos próximos anos . Ingredientes não faltam para a busca de patrocinadores : O Rio voltou a ser o melhor do Brasil , grandes jogadores contratados , ano de copa do mundo .Querem mais o que ? Se não for agora não será nunca mais .".

Sinceramente, eu concordo em todos os generos, números e graus com o Daniel. O que eu acho crônica, na minha avaliação, é que vivemos, novamente, nós, os cariocas, um certo saudosismo e a cultura dos velhos "medalhões" da radiofonia carioca, que sem dúvida foi e é um celeiro de craques, como: Amílcar Ferreira, Doalcei Camargo, Cesar Rizzo, Sérgio Moraes, Tárcio Santos,Mário ViaNNa, Danilo Bahia, Zildo Dantas, José Carlos Araújo, José Cabral e outros. Não sou contra cultuarmos o passado. Muito pelo contrário. É com o passado e a sua história, é que a nossa identidade brasileira, não a "vira-lata" americanizada e européia, como citou muito bem, Nélson Rodrigues. Mas, acredito,que está em falta uma maior participação e união entre a classe radiofônica, para que os novos valores, como o atual narrador da Rádio Transamérica(MHz 101.3) e da TV Brasil, Anderson Cardoso- há boatos surgidos em fontes não oficiais, como o blog Info News(espero que não seja o "radialista" e "jornalista", Ricardo Miami Beach, que esteja pondo essa e outras informações sobre a mídia radiofônica, que não são notícias apuradas, verdadeiras e confiáveis), de que ele vai para a Rádio Nacional(KHz 1130 am), esse ano.

Enfim ... Quem viver e sobreviver até o dia 31 de dezembro, verá muitas mutações e boatos no cenário esportivo em 2010.

Um abraço,

Isabela Guedes.
blogdoradiocarioca@yahoo.com.br


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Entrevista com o locutor Sérgio Moraes- "Dos Pampas aos Seringais"

Humor no Rádio Esportivo Carioca- Uma deliciosa crônica do GRANDE Roberto Porto