Rádio Nacional Carioca em Frequencia Modular(FM)

Olá rádio-nautas,

em uma excelente reportagem feira pelo blog Preserve o Rádio AM, feita no dia 12 de outubro de 2010, cujo título foi: "Rádio Nacional pode ganhar uma repetidora em FM", fui buscar a palavra de um dos responsáveis técnicos, e um parêntese aqui: ao falar com Fernando Paulino, pus o link do blog, um responsável técnico da EBC(Empresa Brasil de Comunicação), respondeu-me assim:

"A EBC está tentando achar uma brecha para implantar uma estação de FM para NACIONAL, mas ainda não há nada de concreto. Essa é uma tarefa difícil, já que o Rio de Janeiro está congestionado em termos de estaçãoo de FM , e portanto essa tentativa vai demandar tempo e muito estudo técnico.".

Com relação a disputa saudável entre AM e FM, este mesmo técnico, disse-me o seguinte:

"O cenário atual de rádio no Brasil, em termos de grandes emissoras nas grandes cidades, tem mostrado, pelas poucas emissoras que já fizeram a opção de implantar uma FM retransmitindo a programaçãoo de sua AM, que não há muita modificaçãoo em termos de audiência.

Ou seja, a FM nãoo tem alavancado substancialmente a audiência da AM .
Os ouvintes nãoo migram do AM para a FM, simplesmente, como muitos esperavam.
Há claro que a audiência total acaba aumentando pela própria captação de novos ouvintes na faixa de FM, mas as pesquisas demonstram que nãoo há queda de audiencia da AM.

Portanto acreditamos que as AMs ainda terão
o uma sobrevida longa, ainda mais depois da implantaçãoo da transmissãoo digital (sem previsãoo de início), quando terãoo o mesmo som das FMs .

A principal vantagem da FM, além da qualidade (que nem sempre interessa muito ao ouvinte de uma AM com programaçãoo calcada em debates, entrevistas e notícias) não há acessibilidade fácil já que está presente em todo tipo de portáteis, como celulares e receptores MP3.".

Um abraço,

Isabela Guedes
blogdoradiocarioca@yahoo.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Entrevista com o locutor Sérgio Moraes- "Dos Pampas aos Seringais"

83 anos de Vida- Orlando Batista