Inauguração da Antena em Ondas Curtas da Rádio Nacional do Rio de Janeiro- 1942

Olá, rádionauta,

a algumas semanas atrás, estava no "oráculo Google", e acabei um fotolog(uma espécie de blog só para fotos), sobre as histórias do rádio. O nome do blog é História do Rádio. O nome do autor é: Jaime G. de Moraes.

A pauta de hoje, a primeira deste fotolog, será a inauguração da antena em ondas curtas, da Rádio Nacional carioca, datada em 1942.

Rádio Nacional – Parada de Lucas - 1942



"A partir de dezembro de 1942 a Rádio Nacional, na ocasião administrada por Gilberto de Andrade, iniciava uma nova era : a Transmissão em Ondas Curtas.
Através de um dos cinco transmissores mais potentes em todo o mundo, a programação da Rádio Nacional era transmitida em quatro idiomas, pelas estações PRL 7 ; PRL 8 e PRL 9 , em um verdadeiro trabalho de Integração nacional.
Pela cuidadosa localização das antenas transmissoras, localizadas em Parada de Lucas, o sinal da emissora atingia a América do Norte, Europa, África e parte do extremo oriente .
A potência dos transmissores permitia que alguns moradores nas imediações de Parada de Lucas, acendessem lâmpadas fluorescentes , simplesmente ligando seus extremos a uma ligação entre uma antena externa e uma tomada de Terra."



Um abraço,

Isabela Guedes

Comentários

Blog do Felipe disse…
Eu cheguei a ver essas antenas e uma sala de equipamentos na beira da Av Brasil. Me lembro dessas antenas...
Sergio Murilo da Silva disse…
Eu me chamo Sergio Murilo, e moro na favela de Parada de Lucas 50 anos,no inicio dos ano no inicio dos anos 80 a torre da antiga Radio nacional foi implodida eu lembro que a TV globo passou a derrubada desta torre no Programa Fantastico no domingo a noite, essa torre marcou muito a minha vida porque ela fasia parte da minha cultura, eu gostaria muito de conseguir fotos da torre e o vidio ela sendo derrubada eu gostaria de poder mostrar para meu filho e os garotos o qual ouve e gosta quando eu conto a Historia da Radio Nacional.
caso voce queira faser contato comigo pode me encontrar no facebook amorpelavida@ig.com.brou no orkut - Amor pela Vida, ou no E - mail que é amorpelavida@ig.com.br, tel. 021 3341 1840.

Att. Sergio Murilo
Daniel Wyllyans disse…
As ondas curtas continuam até hoje para pessoas na amazonia, as antenas hoje é em brasilia rádio nacional da amazonia em 6180 khz banda de 49 metros e 11780 khz banda de 25 metros.
Anônimo disse…
Ola, A Rádio ficava em que lugar em Lucas?

Postagens mais visitadas deste blog

Entrevista com o locutor Sérgio Moraes- "Dos Pampas aos Seringais"

83 anos de Vida- Orlando Batista