A História do Rádio Esportivo em Pernambuco(Recife) em 3 Partes

Caros radionautas,

é fato descrever que a internet é uma fonte riquíssima de informações. E hoje, domingo, estava no Youtube e achei a maravilhosa história do rádio esportivo em Pernambuco, Recife. O que mais me deixou "bestificada", pois antes do surgimento na audiência dos radialistas de Pernambuco, o público de futebol era fidedígno às ondas curtas pelos satélites da Rádio Nacional do Rio de Janeiro(KHz 1130 AM). Ou seja, até então, muitos pernambucanos torciam para os times cariocas.

Confesso que o eixo Rio de Janeiro-São Paulo, me "cega" e faço esquecer de que há várias histórias do rádio esportivo no Brasil, cujas medidas territoriais, são de extensões continentais. Por hora, darei "um tapa com luva de pelica" à minha mediocridade, pondo o belíssimo documentário em 3 partes, sobre o histórico do rádio esportivo no Nordeste, que foi um TCC feito pelos alunos Raphael Coutinho e Rembram Pereira. A orientação foi feita pelo professor Carlos Benevides(Unicap).

A história do rádio esportivo em Pernambuco, se consolidou há mais ou menos 30 anos. Antes, o público fanático pela "pelota" vibrava com as vozes cariocas do Jorge Curi, Waldir Amaral, Doalcey Camargo e José Carlos Araújo.

A vanguarda esportiva será exposta neste primeiro capítulo com narradores esportivos, comentaristas, repórter de campo e plantonista.

 Os narradores mais importantes do estado nordestino foram: Ivan Lima(Rádio Clube(KHz 720 AM) e Rádio Jornal(KHz 780 AM), Adílson Couto(locutor líder- "O Grau Dez Internacional")- da Rádio Jornal(KHz 780 AM), são as principais vozes na "latinha pernabucana" são: José Mariano de Queiroz, mais conhecido por Roberto Queiroz, "O Garganta de Aço").

Os comentaristas esportivos pernambucanos mais importantes são: José Santana -que foi associado ao locutor Ivan Lima; Luiz Cavalcanti( "O Comentarista da Palavra Abalisada"); Afeu Carvalho Ramos, ou Ralph de Carvalho("O Bola de Ouro"), integrou por um tempo à equipe esportiva da Rádio Olinda(KHz 1030 AM), comandada por Barbosa Filho. 

No plantão esportivo pernambucano o mais destacado é: Mané Queiroz(Rádio Estação SAT).

O repórter de campo mais destacado é o experiente Pedro Lima(Rádio Estação SAT), com 7 Copas do Mundo na "bagagem".

Que vocês tenham uma excelente audição,

Isabela Guedes
blogdoradiocarioca@gmail.com



Comentários

ED CAVALCANTE disse…
O repórter de campo mais destacado é o experiente "PEDRO SILVA" e não "Pedro Lima". Ele e vários outros aparecem aqui: https://www.youtube.com/watch?v=nTSv2XChRYo

Abraço!
Expedito Leal disse…
Sou de outros tempos:Walter Spencer, João Batista, Vicente Ribeiro, entre outros.Embora sendo paraense, quando novo(hj já passei dos 70) tinha a mania de ouvir locutores de todo o pais e anotar seus nomes. spencer, salvo engano por muitos anos foi da Jornal do Comércio, João Batista(morreu novo) da Olinda e Vicente Ribeiro parece-me que era da Clube.Ivan Lima que era baiano já psara pelo rádio do Ceará e salvo engano, também do Maranhão.Era uma figuraça !Vozeirão.Em final de carreira certa vez ( anos 90) estando no Recife, ouvi sua narração na Continental(ainda exista essa emissora aí no Recife?).Já não era o mesmo de outros tempos.Um paraense que fez sucesso nos comentários:Carlos Lemos.Foi da Clube ou Jornal? Estpurou na Timbira de São Luis.

Postagens mais visitadas deste blog

Entrevista com o locutor Sérgio Moraes- "Dos Pampas aos Seringais"

83 anos de Vida- Orlando Batista