Os Anunciantes Nas Transmissões Esportivas-Anos 1930

Hoje, como todos sabem, é primeiro de maio de 2009. É feriado mundial, pois é o Dia do Trabalhador.
Na América Latina, principalmente no Brasil, devemos aos direitos trabalhistas a Getúlio Vargas, o presidente "pai dos pobres", que promulgou nos anos 30, as bases da "CLT", ou seja, o contrato das leis trabalhistas ao povo brasileiro. Amado por muitos e odiado por uma grande parcela da população pela sua ditadura, "Gegê", não pode ser esquecido neste feriado pela memória nacional.

*Crédito: Internet


Ao voltar para o querido rádio, sobretudo a modalidade dos esportes, hoje postarei o início dos anunciantes nas transmissões esportivas no início dos anos 30, século 20.

*Crédito: Internet



Boa leitura a todos.

Com carinho,

Isabela Guedes.
blogdoradiocarioca@yahoo.com.br
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Os Anunciantes Nas Transmissões Esportivas-Anos 30


As transmissões esportivas ganham um componente a mais com a chegada dos anunciantes. As emissoras são autorizadas oficialmente a veicular anúncios em 1932 e o governo federal chancela concessões de canais a particulares. As duas ações resultaram no aparecimento do rádio comercial e na conseqüente profissionalização dos envolvidos, incluindo assim, os locutores esportivos. Com a entrada “no ar" dos patrocinadores, os recém profissionais passam a receber salários mensais e têm seus “passes” negociados, muitas vezes, por altas quantias.


Foi Getúlio Vargas, então presidente no Brasil, o responsável por estimular a expansão do rádio as várias regiões do país, dentro do projeto de modernização do Brasil. Embora o início de custo da publicidade no rádio era baixo, predominavam os pequenos anunciantes, como lojas, sapatarias, óticas e farmácias. Assim, o surgimento de mensagens comerciais transfigura o rádio do “erudito”,”educativo” e “cultural” transforma-se em “popular” voltado cada vez mais ao lazer e a diversão.

"..." o governo da União procurará entender-se, a propósito, com Estados e Municípios, de modo que mesmo nas pequenas aglomerações, sejam instaladaos aparelhos radiorreceptores, providos de alto-falantes, em condições de facilitar a todos os brasileiros, sem distinção de sexo nem idade, momentos de educação, política e social, informes úteis aos seus negócios e toda a sorte de notícias tendentes a entrelaçar os interesses da nação(...) a iniciativa mais se recomenda quando considerarmos o fato de existir no Brasil imprensa de divulgação nacional. São diversas e distantes zonas do interior e a maioria delas dispõe de imprensa própria, veinculando apenas as notícias de caráter regional. À radiotelefonia está reservado o papel de interessar a todos por tudo quanto se passa no Brasil."- Getúlio Vargas.
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** Texto e trecho do discurso de Getúlio Vargas retirado do II Encontro Nacional da Rede Alfredo de Carvalho.
Florianópolis, de 15 a 17 de abril de 2004.
GT História da Mídia Sonora
Coordenação: Professora Baum, Ana.

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